Gestão Operacional de Mercadoria
As responsabilidades da área de Gestão Operacional de Mercadoria
Gestão Operacional de Mercadoria: embora não subentendido no nome da área, o GOM, como denominamos internamente, é de tal forma abrangente que "toca" em quase todas as áreas da empresa.
É a área responsável pela gestão do Aprovisionamento de todos os artigos nacionais e internacionais.
Promoções? É aqui: é no GOM que é feita a operacionalização de todas as Ações alimentares e não alimentares.
Artigo no sítio certo? Também é aqui: somos responsáveis pelos Layouts de loja e por garantir as melhores localizações para os artigos.
Finalmente a área de Projetos: implementação de novos equipamentos na loja, conceitos de apresentação de loja, e configuração de todos os elementos que vemos na loja... sim, também é no GOM.
No GOM nenhum dia é igual ao outro. No GOM tens a possibilidade de contactar com área tão diferentes da empresa como as Compras, a Engenharia ou o Controling. No GOM temos uma missão: fazer acontecer. Se partilhas deste espírito, esta é a área certa para ti.
Gestão Operacional de Mercadoria
A área de Gestão Operacional de Mercadoria em números
Que competências são valorizadas nesta área?
Nesta área trabalhamos com um elevado volume de dados e realizamos análises massivas aos mesmos. Interpretamos a plausibilidade destes dados e analisamos o impacto em indicadores e processos. Por este motivo, o pensamento analítico e atenção aos detalhes são cruciais.
O domínio do Excel e de plataformas de trabalho digitais é essencial dado que a utilização destas ferramentas é diária e requer conhecimentos profundos das mesmas. Necessitamos de, diaramente, desenvolver análises e trabalhar com diversas plataformas.
Devido à interação diária com a sede internacional e outros países, é essencial dominar o inglês, e eventualmente o alemão.
É importante conseguirmos adaptar o nosso tipo de comunicação ao público alvo e conteúdo que estamos a transmitir, procurando uma linguagem simples e direta em algumas situações e uma linguagem mais técnica noutras. A comunicação escrita tem de ser exemplar de modo a coordenar instruções diárias, semanais e conceitos para os escritórios regionais. É essencial ter bom poder de argumentação relativamente às medidas, processos e conceitos, tendo em conta os ganhos possíveis para a empresa a curto, médio e longo prazo. É assim importante ter uma visão abrangente e interdepartamental.
Foco, adaptabilidade, versatilidade e proactividade. Quatro competências essenciais para que nada falhe. Temos de ter concentração em todos os momentos de gestão e, trabalhando com muitas áreas da empresa, é necessário conhecer cada uma delas e conjugar as suas necessidades.
Desesenvolvemos projetos que nos fazem pensar "fora da caixa", na procura de soluções inovadoras e simples. A procura de melhoria de processos e antecipação de necessidades futuras da área é uma constante para tornar o trabalho mais eficiente. Assim, também a criatividade é importante para o nosso trabalho diário. Sendo a área tão dinâmica surgem muitas vezes obstáculos para os quais muitas vezes é necessária uma resolução imediata e muitas vezes criativa. É necessária uma elevada capacidade de resolução de problemas, resiliência e tomada de decisão rápida e eficaz.
Trabalhamos sob pressão e conseguimos desbloquear obstáculos. Trabalhamos em equipa, gerimos o trabalho em grupo com as nossas tarefas individuais e mantemos um forte espiríto de apoio. Somos capazes de gerir o stress e conflitos e pautamos o nosso dia a dia pela entreajuda.