Escolha Lidl

Fazemos do
impossível, possível.

avatar1

Lidl em Portugal

Em 1995, chegámos a Portugal e revolucionámos o sector da Distribuição Alimentar. Atualmente, empregamos mais de 5.700 pessoas e temos mais de 245 lojas espalhadas por todo o país.

# 1 – Primeiras lojas em Portugal
O Lidl entrou no mercado português em 1995, com a inauguração do seu 1º entreposto em Sintra e abertura simultânea de 13 lojas no dia 19 de julho, revolucionando assim o setor da grande distribuição em Portugal.

# 2 - Entrada Frutas & Legumes
Em 1997, o Lidl alargou a sua oferta e passou a ter uma zona de Frutas e Legumes. Desde a produção até à venda, zelamos para que os clientes encontrem os mais produtos frescos e da melhor qualidade, privilegiando sempre os produtores nacionais.

# 3 – Lançamento Dica da Semana

Em 2002, o Lidl lançou o jornal Dica da Semana, uma das publicações com maior audiência no país, com o objetivo de informar e criar no público uma sensação positiva, de bem-estar e proximidade, particularmente através da publicação de notícias de caráter regional e sugestões para o dia a dia.

# 4 – Site Lidl
Em 2003, o Lidl passou a estar online e a disponibilizar todas as suas ofertas, campanhas especiais, informações sobre as lojas e produtos da marca, em formato digital de forma a estar ainda mais próximo dos seus clientes.

# 5 – Introdução carnes frescas
Em 2004, o Lidl introduziu a venda de carne fresca embalada, reforçando a missão de garantir a melhor qualidade e frescura ao melhor preço.

# 6 - Abertura 150ºloja
Em 2004 o Lidl inaugurou a sua 150º loja em Portugal. Localizada em Albufeira, a nova loja abre com uma imagem mais moderna e atual, substituindo a anterior loja da cidade.

# 7 – Lidl em todo o país
Antes de completar 10 anos no mercado português, o Lidl já estava presente em todos os distritos do país, reforçando o seu posicionamento de proximidade e a ideia que nada é impossível. Em 2005, o Lidl contava com 154 lojas e cerca de 3676 colaboradores.

# 8 – Inauguração 4º entreposto
Em 2005, foi inaugurado o quarto entreposto no país, em Torres Novas, contando cerca de 200 funcionários. Com uma área de 32 mil m2, o entreposto representou um investimento de 20 milhões de euros no concelho. Atualmente existem 4 entrepostos: Sintra; Famalicão, Palmela e Torres Novas.

# 9 – Chef Hernâni Ermida
Em 2008, o Chef Hernâni Ermida começou a colaborar com a empresa criando receitas económicas, deliciosas e de simples confecção com produtos Lidl, refletindo o princípio de simplicidade da marca.

# 10 – Gama Deluxe
Lançamento da gama Deluxe, a marca gourmet exclusiva Lidl, em 2009. A gama tem uma oferta concebida para ocasiões especiais, como a Páscoa e o Natal, e tem mais de uma centena de produtos, que permitem várias refeições gourmet completas, levando assim à mesa dos consumidores nacionais produtos de qualidade “deluxe”, mas acessíveis.

# 11 – Maior comprador de Maçã de Alcobaça embalada
Em 2010, a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) distinguiu pela 1ª vez o Lidl Portugal, como a cadeia de distribuição que mais Maçãs de Alcobaça IGP comprou. Este reconhecimento vem uma vez mais reforçar que a qualidade e frescura das frutas e legumes é uma prioridade e sempre que possível privilegiam-se não só os produtores nacionais como produtos de origem certificada.
Atualmente, o Lidl Portugal assume um papel preponderante na exportação, tendo já exportado milhares de toneladas de Pêra Rocha para a Alemanha.

# 12 – Primeira iniciativa de alimentação saudável
O Lidl lança a 1ª iniciativa na área de alimentação saudável, em 2011. Com os projetos “Regresso às Aulas” e “Missão Crescer Forte e Saudável” foram transmitidos princípios de alimentação equilibrada a cerca de 32.000 alunos do ensino básico, em mais de 100 escolas, de norte a sul do país. A promoção de uma vida saudável ocupa um lugar de destaque na estratégia da marca em Portugal. No início de 2014, com a ajuda do “Gang dos Frescos” o Lidl levou a todo o país uma mensagem positiva de hábitos de vida saudáveis.

# 13 – Entrada Facebook
Em Portugal, o Lidl está presente no Facebook desde de 2012 e conta atualmente com mais de 1 milhão de fãs. O Lidl foi a primeira cadeia alimentar na Europa a alcançar 10 milhões de fãs no Facebook, segundo o estudo “Lidl Now #1 European Food Retailer on Facebook” publicado pela agência de monitorização de Social Media, Socialbakers em 2014.

# 14 – Lidl no universo das Superbrands
Em 2013, pela primeira vez, o Lidl foi reconhecido pelos consumidores portugueses como ‘Marca Superbrand’, distinção atribuída por oferecer um benefício claro e diferenciador, disponibilizar produtos e serviços de excelência.

# 15 – Lidl Campus
O Lidl lançou uma formação pioneira na área da distribuição – o Lidl Campus 2013 - com duração de três anos e meio e experiência internacional, para maiores de 18 anos, com o 12º ano de escolaridade. O recrutamento profissional estruturado, formação e desenvolvimento das pessoas novas é um dos pilares da filosofia da empresa.

# 16 – Nova imagem: mais moderna e atual
Em 2013, o Lidl apresentou a nova assinatura “Mais para Si”, com o lançamento da campanha “Frescura”. Apostando em cores fortes e alegres com um logotipo da campanha em vermelho e verde reforçando a Portugalidade. O Lidl assumiu assim um posicionamento mais atual, mais moderno e mais português. No mesmo ano, inicia-se o processo de remodelação das lojas Lidl, implementando-se um novo conceito de loja que privilegia a organização, facilidade e rapidez, colocando os frescos em destaque e proporcionando ao cliente uma compra mais confortável.

# 17 – Serviço inovador de padaria nas lojas
Entrada em 2013 do novo conceito de padaria, com pão quente ao longo do dia disponível num inovador formato self-service, é uma das mais recentes inovações.

# 18 – Casa do Vinho
O Lidl inaugurou a Casa do Vinho em 2013, uma área que oferece uma seleção alargada de vinhos de diferentes regiões. Durante o último ano, mais de 15 vinhos comercializados em exclusivo no Lidl foram premiados em eventos da especialidade, como o International Wine Challenge 2014, Concours Mondial Bruxelles 2014 e o Portugal Wine Trophy, o qual atribuiu cinco medalhas de ouro a vinhos exclusivos da Marca.

# 19 – Lidl pioneiro no pagamento Contactless
O Lidl foi a 1ª cadeia de distribuição alimentar a implementar nas suas lojas a tecnologia Contactless, no início de 2014, para pagamentos inferiores a 20 euros, tornando o ato de compra mas simples e rápido.

# 20 – Comemoração 20 anos em Portugal
Em 2015, o Lidl comemora duas décadas de existência em Portugal, com 239 lojas espalhadas de norte a sul do país e com mais de 4000 colaboradores. Desde 1995 que o Lidl tem vindo a registar uma presença crescente no mercado português, com um investimento total que ultrapassa os mil milhões de euros.

# 21 – Abertura do novo conceito loja e sede
Em 2016, introduzimos um novo conceito loja, que tem por base mensagens e conteúdos emocionais que refletem a portugalidade. Inauguração da nova sede em Portugal, um edíficio moderno inteligente, que proporciona aos colaboradores um elevado nível de conforto e eficiência.

# 22 – Lidl lança a sua marca empregadora
Em 2017, o Lidl lança a sua marca empregadora, com o conceito "Possibilitador", tendo como os valores base desafiante, confiável, dinâmico e eficiente.