Escolha Lidl

High Five
Os nossos
Princípios de Liderança

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Cultura de Liderança

A liderança não acontece por acaso. A liderança é a nossa principal tarefa e acontece diariamente. No Lidl, todos colaboramos, mesmo ultrapassando fronteiras  de equipa e hierarquia. Através da nossa liderança, asseguramo-nos que todas as pessoas da empresa trabalham de mãos dadas. Nós, como chefias, vemo-nos como parte da equipa e colocamos no epicentro o êxito comum.  Estes princípios básicos são uma tarefa de liderança para nós e, ao mesmo tempo, uma promessa aos nossos colaboradores.

Liderar através da comunicação

“A Comunicação é a nossa base para uma liderança de sucesso” No Lidl, a comunicação é como o nosso modelo de negócio - simples e direta. Somos sinceros, falamos sobre os conflitos de forma aberta e atempada e resolvemo-los de forma construtiva. Damos sentido, na medida em que esclarecemos o contexto geral e mostramos sempre o valor que o trabalho de cada indivíduo tem para a empresa. Envolvemos os nossos colaboradores nas decisões. Quando isso não é possível, esclarecemos os motivos. Asseguramo-nos de que os nossos colaboradores são os primeiros a ser informados. Tratamos de que tenham à sua disposição todas as informações de que precisem. Respeitamos os colaboradores que têm a coragem de colocar questões mesmo que sejam críticas. É com prazer que investimos tempo para responder-lhes.

Desenvolver os colaboradores

“Tornamos os nossos colaboradores mais eficientes e abrimos-lhes perspetivas dentro da empresa” Queremos os melhores colaboradores para o Lidl. É esta a base do nosso sucesso coletivo e está acima de tudo. Capacitamos e encorajamos os nossos colaboradores, possibilitando que eles cresçam através das suas tarefas. A coerência permite-nos exigir em troca o compromisso para com as suas tarefas. Como chefias, somos medidos pela força dos nossos colaboradores e pelo seu desenvolvimento em toda a empresa. Os nossos colaboradores têm o direito de saber onde se encontram. Por isso, damos-lhes atempadamente um Feedback construtivo e apreciativo relativamente ao seu trabalho. Sabemos como o reconhecimento é importante para os nossos colaboradores. Construímos um ambiente em que o desempenho e o compromisso são reconhecidos, e que motiva o colaborador a dar o seu melhor pelo Lidl. Uma boa liderança pressupõe muita autoreflexão. Neste sentido, pedimos regularmente Feedback aos nossos colaboradores, para nos tornarmos melhores.

Manter o alto desempenho e o dinamismo

“Quem quer ser bom não desiste de melhorar.” Não ficar parado é o nosso motor que nos permite questionar o estabelecido. Sempre que é necessário realizar alterações, fazemo-lo de forma proativa. Mantemos o que se revela um sucesso. Nós, como chefias, conduzimos esta dinâmica de forma consciente, com o objetivo de contribuir para as melhorias na empresa. A nossa tarefa consiste em permitir as inovações e, ao mesmo tempo, proteger os fundamentos do nosso sistema. Cumprimos os processos definidos. Só assim podemos garantir um padrão elevado em todos os países e, ao mesmo tempo, adaptar-nos de forma flexível às realidades do local. É esse um dos nossos maiores fatores de sucesso. Sabemos: „O simples não é fácil.“ Como Discounter, preferimos as soluções simples às complexas. Como chefia, certificamo-nos de que isto se mantem assim. Asseguramo-nos de que permanecemos eficientes, uma vez que também nos preocupamos com uma relação equilibrada entre o trabalho e o tempo livre. Em tudo o que fazemos, o foco está na empresa como um todo. Só conseguimos isso como uma equipa.

Criar confiança e agir de forma justa

“Acreditamos numa atitude positiva das pessoas” Temos confiança nos nossos colaboradores e acreditamos que eles estão à altura da responsabilidade que lhes é atribuída. Temos a firme convicção que cada uma das pessoas da nossa equipa dá o seu melhor pelo Lidl. Defendemos a uma cultura em que o colaborador tem a coragem de também trilhar novos caminhos. Vemos os erros como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento. Para nós, o controlo é um apoio vivido, não uma expressão de desconfiança. Esta contribui para a estabilidade do nosso modelo de negócio e ajuda-nos a ser melhores. Somos transparentes e confiáveis. Cumprimos as nossas declarações e promessas. Respeitamos os acordos a que chegamos de forma consequente.Lidamos com todos de forma apreciativa e livre de preconceitos, respeitamos a personalidade dos nossos colaboradores e todas as suas capacidades. Vivemos num ambiente de respeito mútuo e exigimos que este seja promovido pelos nossos colaboradores. Temos cuidado para não fazer um uso indevido do nosso papel de chefia. Os nossos colaboradores são os nossos parceiros.

Viver a responsabilidade e ser um exemplo

““Personificamos a empresa no terreno” Temos uma obrigação empresarial para com as nossas tarefas e promovê-las é da responsabilidade de cada um. As tarefas e a responsabilidade são reguladas de forma transparente. Os pormenores são importantes. Lideramos através das perguntas e interessamo-nos pelo negócio - estamos próximos. No nosso papel como chefias, temos uma influência marcante. Por isso, em tudo o que fazemos começamos pelo exemplo. Criamos espaços de atuação para os nossos colaboradores e, simultaneamente, definimos fronteiras claras para a sua autonomia nas decisões. Na delegação de tarefas, orientamo-nos pelas capacidades e experiência dos respetivos colaboradores. Lidamos com os recursos de forma consciente. Temos orgulho nos sucessos das nossas equipas e colocamo-las sempre em destaque.